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Cafe faz bem para saúde!

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Júlio Caleiro – Nutricionista – Publicado em 22 de Abril de 2017 – São Sebastião do Paraíso – MG

café

Para receber orientações e tratamento – entrar em contato no email – juliocaleiro@hotmail.com –  tel consultório – 35 3531 8423

By Júlio Caleiro; –

     Eu bebo café diariamente, e como vi alguns  profissionais de saúde como médicos e outros, dizendo que café faz mal, resolvi pesquisar e escrever este artigo. Se você gosta de café vai ficar surpreendido ao descobrir que devidamente cultivado, o café torrado pode realmente ser muito saudável. De acordo com a edição 2015 de ‘Dietary Guidelines for Americans’, podemos tomar com segurança e consumir até cinco xícaras de café por dia sem efeitos prejudiciais.  A recomendação é baseada em pesquisas que avaliam a ligação entre o café e doenças crônicas, incluindo câncer,diabetes tipo 2, doença cardíaca, Parkinson e Alzheimer. Costumava -se dizer que o café poderia aumentar a pressão arterial, pelo menos temporariamente, mas os estudos a mais longo prazo não encontraram nenhuma conexão. Pesquisas mais recentes sugerem que o café pode realmente ser muito bom para a saúde do seu coração, ao contrário de muitos vídeos que assisti pelo youtube onde profissionais condenam o uso do café.

Uma metanálise que incluiu dados de 11 estudos e quase 480.000 pessoas descobriram que beber de 2 a 6 xícaras de café por dia estava associado a um risco reduzido de AVC. A análise também observou que beber 1 a 4 xícaras de café por dia foi associado a um risco significativamente MENOR de doença coronariana em mulheres e que o consumo de café está inversamente associado ao risco de diabetes tipo 2.

Outro estudo mostrou que beber café moderado reduz as chances de ser hospitalizado por problemas de ritmo cardíaco. ( Previne arritmias).

Pesquisadores japoneses descobriram que beber uma xícara de café pode desencadear um aumento de 30% no fluxo sanguíneo em seus pequenos vasos, o que pode levar algum esforço positivo ao coração. O efeito dura cerca de 75 minutos.

Pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center e Harvard School of Public Health, também descobriram que o consumo moderado de café, definido como duas porções por volta de 240mls, pode proteger contra a insuficiência cardíaca.

• Outra pesquisa mostrou até mesmo que o consumo de café está inversamente associado à morte prematura. Quanto mais café bebia, menor o risco de morte, incluindo mortes por doenças cardíacas, doenças respiratórias, derrames, diabetes e infecções.

   O consumo mais elevado de café também está associado a uma incidência significativamente MENOR de doença de Parkinson, e a cafeína pode ajudar a controlar o movimento naqueles com doença de Parkinson, de acordo com pesquisas mais recentes. O câncer de fígado e a doença hepática também estão inversamente associados ao consumo de café. Curiosamente, o café parece conter um ingrediente que protege contra a cirrose alcoólica.  De acordo com mais um estudo, beber 1 xícara ou mais de café diariamente pode reduzir o risco de morrer de cirrose hepática em até 66%. A pesquisa italiana também descobriu que o consumo de café pode reduzir o risco de câncer de fígado em cerca de 40%, e se beber três xícaras por dia, o risco pode ser reduzido em mais da metade.  O café pode também fornecer benefícios específicos para atletas. Numa meta-análise recente, 5 dos 9 ensaios de controle randomizados confirmaram os benefícios de aumento do desempenho nos atletas que tomam café.

        Um outro estudo de 2011 descobriu que o café torrado escuro levou a uma redução significativa do peso corporal em voluntários pré-obesos, enquanto o torrado mais claro não. Em geral, a forma mais saudável de café é orgânico, recém moído e servido preto, ou seja, sem leite ou açúcar! A adição de produtos lácteos pode interferir com a absorção de ácidos clorogênicos benéficos pelo organismo, enquanto o açúcar adicionado contribuirá para a resistência à insulina, que está envolvido da maioria das doenças crônicas e cardíacas.

O café deve ser 100% restrito as gestantes.


Referências:

Circulation: Heart Failure
N Engl J Med 2012;
JAMA. 2000;283(20)
Neurology August 1, 2012
Arch Intern Med. 2006 Jun 12
Hepatology. DOI:
Clinical Gastroentorology and Hepatology – Brandon Gaille Tea Statistics 2015

Coffee Drinking Statistics 2015
Eurek Alert August 28, 2005
Molecular Nutrition and Food Research 2011
Medical News Today December 28, 2015

Journal of Agricultural and Food Chemistry 2010
ABC News February 21, 2015
Harvard Health Publications
Am. J. Epidemiol. (2011).
Medical News Today December 30, 2015
WebMD March 2010


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