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Vitamina B1 e seus inúmeros benefícios!

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Em 17 de fevereiro de 2016, por Dr. Júlio Caleiro, nutricionista. Para orientação expressa ou atendimento, enviar email para  – juliocaleiro@hotmail.com  ou ligue 35 3531-8423

Vitamina B1 (Tiamina) é uma coenzima utilizada pelo corpo para metabolizar o alimento em energia e na manutenção adequada do coração e da função nervosa. Tiamina é usada para digerir e extrair energia a partir dos alimentos que ingerimos, transformando nutrientes em energia utilizável na forma de ‘ATP’. Quando os níveis de tiamina são baixos, os carboidratos e proteínas (aminoácidos) não podem ser usados adequadamente pelo corpo para realizar diversas funções importantes.

A tiamina quando em combinação com as demais vitaminas do complexo B, regulam funções importantes do sistema cardiovascular, endócrino e digestivo. A vitamina B1 é utilizada por quase todas as células do corpo.

A deficiência de B1 pode provocar fraqueza, fadiga crônica, complicações cardíacas, psicose e danos nos nervos.

Vejamos mais alguns sintomas provocados pela deficiência de B1:

Anorexia

Colite

Problemas digestivos

Danos nos nervos

Inflamação do nervo (nevrite)

Fadiga

Diminuição da memória de curto prazo

Confusão

Irritabilidade

Fraqueza muscular

Alterações mentais, tais como apatia ou depressão

Efeitos cardiovasculares, ex: coração ampliado.

Vejamos alguns dos benefícios da vitamina B1

1. Mantém o metabolismo saudável: tiamina é necessária para fazer o ATP, a principal moléculas transportadora de energia do corpo, dentro das mitocôndrias das células. A ingestão de tiamina é também dado aos pacientes para ajudar a corrigir distúrbios metabólicos associados a doenças genéticas.

2. Evita danos nos nervos: a tiamina é necessária para converter carboidratos dessa nossa comida em energia para o corpo, especialmente para o cérebro e sistema nervoso. Tiamina contribui também para o desenvolvimento adequado das bainhas de mielina, que envolvem os nervos para protegê-los de danos e morte.

3. Promove um sistema cardiovascular saudável: tiamina é essencial para produção do neurotransmissor chamado acetilcolina. Ele é usado para transmitir mensagens entre os nervos e músculos, e nosso coração, sendo um dos principais músculos depende desses sinais cruciais. A fim de manter a função cardíaca adequada e ritmos do batimento cardíaco saudáveis, os nervos e músculos devem ser capazes de utilizar a energia do corpo para manter essa sinalização entre músculos e nervos.

4. Aumenta a imunidade: Tiamina ajuda na secreção de ácido clorídrico, que é essencial para a digestão completa de partículas de alimentos e de absorção de nutrientes. Digestão saudável permite que o corpo extraia nutrientes dos melhores alimentos, os quais são usados para aumentar a imunidade.

5. Trata o Alcoolismo: tiamina ajuda a diminuir o risco no desenvolvimento da doença específica cerebral chamada síndrome de Wernicke-Korsakoff (WKS). WKS incluem sintomas como movimentos musculares involuntários, danos nos nervos, letargia e dificuldade para caminhar. Esse distúrbio do cérebro está relacionado a baixos níveis de tiamina e é muitas vezes visto em alcoólatras. Acredita-se que entre até 80% de alcoolicos tem deficiência de tiamina. Altas doses de tiamina também pode ajudar a diminuir os sintomas de abstinência de alcool.

6. Evita distúrbios cerebrais: tiamina auxilia na prevenção de dano cerebral chamado de síndrome cerebelar. Altas doses de tiamina evitam certos distúrbios de memória. Além disso, tiamina promove diminuição do risco da doença de Alzheimer.

7. Melhora a aprendizagem: tiamina é essencial para o aumento da concentração, energia, combatendo o estresse crônico, e possivelmente a prevenir a perda da memória. Estudos tem relacionado a deficiencia de tiamina a problemas de aprendizagem.

8. Ajuda a manter o bem-estar: tiamina melhora a capacidade do corpo para suportar o stress, razão pela qual as vitaminas B são muitas vezes chamadas de ‘anti-stress’. A falta de energia pode contribuir para um humor pobre, e baixa motivação. A tiamina é necessária para impulsionar o humor e defender contra a depressão e ansiedade.

9. Ajuda a prevenir problemas de visão: alguns estudos mostram que tiamina pode ajudar a prevenir problemas de visão, como catarata e glaucoma. Isto é devido à sua capacidade de influenciar a relação entre nervo e o músculo, o que é importante na transmissão de informações dos olhos para o cérebro.

Das formas disponíveis de vitamina B1 sugiro a suplementação pela forma BENFOTIAMINA. Benfotiamina é melhor que tiamina em penetrar nas membranas celulares,  ajudando a proteger nervos, retina, rins e outras células. Estudos sugerem que os benefícios da benfotiamina podem ultrapassar muito os da tiamina (Int J Clin Pharmacol Ther. 1998 Apr;36(4):216-21.)

Referências:

Jpn J Pharmacol. 1974 Dec;24(6):825-9.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/4377016

Subcell Biochem. 2012;56:199-227

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16550223

Congest Heart Fail. 2013 Jul-Aug;19(4):214-22

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23910704

Alcohol Res Health. 2003;27(2):134-42.

https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/natural/965.html

Psychopharmacology (Berl). 1997 Jan;129(1):66-71.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9122365

Vitamin B1/ Thiamine Deficiency, Benefits & Foods

http://www.cortjohnson.org/blog/2013/07/05/is-simple-relief-from-fibromyalgia-mecfs-found-early-reports-spark-interest/

http://thyroidpharmacist.com/articles/thiamine-and-thyroid-fatigue

 


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