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A ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA, PARKINSON, ALZHEIMER E OUTRAS DOENÇAS NEUROLÓGICAS PODEM SER EVITADAS, E SEREM REGREDIDAS A PARTIR DO INTESTINO!

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By,  Edição – Dr. Júlio Caleiro – Nutricionista – Publicado em 18 de Maio de 2015 – São Sebastião do Paraíso -MG

Tel consultório – 35 3531 8423

Para uma orientação expressa – envie emails para; juliocaleiro@hotmail.com

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A ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA, PARKINSON, ALZHEIMER E OUTRAS DOENÇAS NEUROLÓGICAS PODEM TER PREVENÇÃO, E SEREM REGREDIDAS A PARTIR DO INTESTINO!

A qualidade, a quantidade e a composição das bactérias no intestino têm uma enorme influência sobre o cérebro. Dr. David Perlmutter explora este fenômeno com muitos detalhes em seu novo livro, Brain Maker: O Poder de micróbios do intestino para curar e proteger seu cérebro-for Life (Criador Cérebro: O Poder da microbiota intestinal para curar e proteger o cérebro – Para a Vida).

Dr. Perlmutter é neurologista e membro do Colégio Americano de Nutrição (ACN, por sua sigla em Inglês). Ele também tem uma clínica em Naples, Florida, e tem sido muito ativo em publicar suas descobertas em “peer-reviewed” publicações médicas. Seu livro anterior, superou o bestseller do New York Times por várias semanas. Certamente, a maioria dos neurologistas não consideram como estilo de vida causa distúrbios neurológicos diagnosticados e tratados todos os dias, e a prevenção é uma área de extrema importância, ainda não temos nenhum tratamento eficaz para muitas doenças cerebrais comuns. “Nós desenvolvemos pesquisas em nossas instituições, e são publicadas em revistas das mais respeitadas em todo o mundo, e agora estamos estudando como que as bactérias intestinais, pode gerar tanto a cura quando a doença”. Em uma entrevista anterior, o Dr. Perlmutter discute fatores dietéticos específicos que influenciam a saúde do cérebro, mas um dos principais mecanismos de ação, ele explica como uma dieta saudável, regulada, modifica e melhora a qualidade do microbioma intestinal.

“Essas centenas de trilhões de bactérias que vivem dentro do intestino que estão intimamente envolvidos com o cérebro. Eles fabricam substâncias neuroquímicas, por exemplo. Neurotransmissores como dopamina e serotonina. Elas fabricam vitaminas importantes para manter o cérebro saudável. Também mantém a integridade do revestimento do intestino “, explica. A última função é mais importante porque, quando o revestimento interno do intestino fica comprometido, acaba então com permeabilidade ótima do intestino, e isso aumenta a inflamação intestinal, que é uma pedra fundamental que praticamente todas as doenças cerebrais, do mal de Alzheimer e esclerose múltipla (MS), a doença de Parkinson e autismo dentre várias outras ditas como incuráveis sejam manifestas.

“Nós temos que realmente lidar com isso, a título preventivo,” diz o Dr. Perlmutter. “[Devemos] entender que em nossa cultura ocidental, especialmente do ponto de vista dietético, está ameaçando a saúde dos nossos comensais. “Comensais” sãos estas bactérias porque elas compartilham os mesmos alimentos que nós. Nós comemos junto com as bactérias basicamente, elas comem o que comemos! As nossas escolhas alimentares têm um efeito dramático sobre a viabilidade da saúde e ainda a diversidade das referidas bactérias do intestino”. Afirma Dr. Perlmutter Neurologista, e especialista em Nutrição.

A investigação científica demonstra que a troca de bactérias do intestino, de “boas para ruins” pode reverter diabetes tipo 2 e outras doenças. Um pesquisador em Amsterdã, o Dr. Max Nieuwdorp, publicou uma série de estudos olhando para as mudanças no microbioma que são característicos do diabetes tipo 2. Em uma análise clínica ele foi capaz de reverter o diabetes tipo 2 em todos os participantes do estudo, fazendo então 250 transplantes fecais entre eles. Ainda que muito estranho tudo isso, alterou então a composição das bactérias do intestino dos participantes que tinha diabetes, e o diabetes foi curado. Dr. Perlmutter adotou um novo estilo de tratamento, até ajudou a desenvolver uma revista científica revisada por Médicos, que apoiam esse tipo de pesquisa. Eles também estão realizando uma conferência anual a que os principais pesquisadores do microbioma do mundo estão convidados. Na sua opinião, e na minha também, a compreensão e a adaptação prática e modificação do microbioma, é uma parte importante do futuro da medicina e da Nutrição principalmente!  A nutrição está dominando e vai dominar os tratamento de doenças crônicas muito em breve! Quinze anos atrás, pensávamos que o Projeto Genoma Humano (HGP) permitiria que a medicina moderna saltasse para novas terapias baseadas em genes que iria resolver todos os nossos males. Isso não aconteceu, e descobriram que a genética é apenas responsável por apenas cerca de 10% das doenças humanas, 90% são induzidos por fatores ambientais, ou até mais que isso. Agora estamos começando a perceber que o seu microbioma é realmente um driver de expressão genética, transformando genes de dentro e de fora, dependendo de qual micróbios estão presentes no intestino.

“O microbioma intestinal é de 99% composta de DNA em nosso corpo, e estes DNAS bacterianos são altamente sensíveis e mutável com base em escolhas de estilo de vida, e que também podem expressar uma proteína alterada, e o mais importante de tudo isso são as nossas escolhas alimentares”, diz Dr. Perlmutter. “Há uma bela dança que acontece entre as bactérias do intestino e seus próprios DNAs. As bactérias do intestino realmente influenciam a expressão dos nossos genes, 23.000 ao todo. Pense nisso! Os micróbios que vivem dentro de nós estão mudando o nossa epigenética ou seja, a expressão do genoma a todo momento! Nosso genoma não mudou ao longo de milhares de anos, mas agora, de repente, porque estamos mudando nossas bactérias intestinais, estamos mudando os sinais que estão indo para o próprio DNA; existe então a partir desse momento de alimentação e estilos de vida ruins, uma codificação para aumentar a coisas como radicais livres, estresse oxidativo e inflamação. Isso é um fator poderoso em termos de síntese dos processos fisiológicos da doença”. Dr. Perlmutter diz: “..Sendo um especialista do cérebro e que lida com distúrbios cerebrais, toda a minha carreira eu fui frustrado por não ter ferramentas muito poderosas para implementar, a provocar mudanças em indivíduos que têm estas questões. Agora estamos começando a obter essas ferramentas, e eles estão no intestino”.

Na escola neurologia, não estudamos a composição das bactérias do intestino e como isso nunca iria influenciar o cérebro. Isto é o que nossos pesquisadores mais respeitados e revistas peer estão falando: não só são as bactérias do intestino fundamentalmente envolvido na saúde do cérebro, mas você pode mudar as bactérias do intestino por intervenções – tomando probióticos por exemplo, e optar por comer alimentos que são ricos em prebióticos e para melhorar o crescimento de bactérias benéficas – e mesmo sob terapias mais agressivas, tais como transplantes ( procedimento médico nos EUA).

Alimente o seu Microbioma.

Duas principais estratégias para nutrir e proteger o seu microbioma são; limitar o seu consumo de antibióticos somente sob um aspecto absolutamente necessário, ser criterioso em termos de alimentos que você come, idealmente, opte por alimentos não geneticamente modificados (GM) no Brasil a soja é genéticamente modificada e vários outros, alimentos integrais de matérias orgânicas, juntamente com alimentos fermentados e tradicionalmente cultivadas. Bons exemplos incluem vegetais de todos os tipos, incluindo chucrute e kimchi, kombucha (bebida fermentada), e alimentos ricos em fibras prebióticas como brócolis (inhame mexicano), alcachofra de Jerusalém, alho, dente de leão e verduras fermentadas. Evite carnes de animais confinados (CAFOs) ( sigla em inglês) também que sejam livres de muitos antibióticos nestas fazendas industriais, pois os antibióticos muda sua microbioma também pois ficam presentes nas carnes. Os pesticidas também foram mostrados em estudos alterar as bactérias do intestino e promover as bactérias do solo indos para os alimentos, que são altamente resistentes aos antibóticos, caso necessite usá-los, dê preferência então aos cultivados organicamente.

“Estas são todas as escolhas de estilo de vida muito relevantes que podemos fazer, para melhorar a saúde e a diversidade das bactérias do intestino. Isso vai nos dar uma vantagem ao longo da vida em termos de ser resistente às próprias doenças diz o Dr. Perlmutter”.

Dr. Perlmutter continua, “estes são nutrientes que melhoram o crescimento de bactérias boas, com apoio de mais de uma centena de estudos que indicam coisas como perda de peso, melhor controle de açúcar no sangue e redução da inflamação, dentre vários outros benefícios. Um estudo no mês passado mostrou como crianças com rinite alérgica e problemas respiratórios podem ter melhorias apenas dando-lhes fibra por aumentar o crescimento de bactérias saudáveis”.

A ligação entre o microbioma e doença auto-imune

A inflamação é uma característica das doenças auto-imunes como a esclerose múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, doença de Crohn, e doenças inflamatórias do intestino, apenas para citar algumas. Como explicado por Perlmutter, muitos dos fatores que afetam a permeabilidade da barreira sangue-cérebro, são semelhantes às que afetam o intestino, e é por isso a permeabilidade intestinal alterada, pode levar a doenças neurológicas fatais facilmente uma vez que, pode manifestar-se de várias formas e da desordem auto-imune. A permeabilidade do revestimento do intestino pode ser analisado e mensurada através de uma química chamada lipopolissacarídeo (LPS), que é espécie de uma cobertura sobre certos grupos de bactérias no intestino. Quando temos níveis mais elevados de anticorpos contra LPS no sangue, demonstra é um marcador de intestino com problemas. A LPS também é em si um promotor forte da cascata inflamatória. Níveis mais altos de LPS no sangue aumentam dramaticamente a inflamação por todo o corpo, incluindo o cérebro. A Esclerose Lateral Amiotrófica e Alzheimer por exemplo, são ambos correlacionados com elevados níveis de LPS, afirma o Dr. Perlmutter, Neurologista especialista em Nutrição. E continua, “Eu tenho um histórico do cérebro de um jovem com MS (esclerose múltipla) que não podia andar ‘sem andador’ e que foram submetidos a uma série de transplantes fecais na Europa, e veio e andando sem qualquer assistência que seja! Foi toda documentada em vídeo e livro e está no site do médico. “..Os médicos na qual apresento o vídeo e o caso clínico vejo meus amigos médicos assustados e sem o que falar, pois isso não foi abordado nas escolas de medicina”.
Em seu livro, Dr. Perlmutter investiga sete chaves essenciais para a reabilitação de seu intestino, desde o nascimento.

1. Parto natural. Faça tudo que puder para evitar uma cesariana!

2. Amamentação correta. Além de fornecer os nutrientes mais adequados, a amamentação também afeta microbioma do seu filho através de transferência bacteriana de contacto com a pele.

3. Evite Antibióticos o máximo que puder. Quando você mudar o seu microbioma, certos grupos de bactérias tendem a ser favorecidos, tal como o grupo Firmicutes. Quando presente em excesso, as Firmicutes aumenta o risco de obesidade. Há pesquisas com animais que mostram que quando o microbioma é alterado por antibióticos eles ganham peso. Também evite produtos desinfetantes, como sabonetes antibacterianos em gel para as mãos também se enquadram nesta categoria e deve ser evitado tanto quanto possível.

4. O açúcar refinado e frutose processados ​​açúcar e xarope de milho (HFCS) aumenta preferencialmente o crescimento de bactérias patogênicas que causam doenças, fungos e leveduras, limitar a quantidade de açúcares refinados e processados ​​na dieta é um princípio fundamental para a saúde do intestino.

De acordo com Dr. Perlmutter, a frutose, em particular, promove disbiose intestinal e também há uma boa correlação entre o consumo de frutose e os níveis de LPS, o marcador inflamatório que mostra seu intestino está “vazando” ou seja tendo uma permeabilidade errada entre o lúmen intestinal e o sangue. A frutose também é muito mais agressiva em termos de glicação de proteínas do que outros açúcares, ou seja, níveis elevados de açúcar no sangue que se ligam às proteínas. Isto também está correlacionada com a do intestino permeável excessivo, e pode explicar por que o consumo de frutose está relacionada com um aumento da permeabilidade do intestino, e as doenças inflamatórias como a obesidade.

5. Os alimentos geneticamente modificados e pesticidas. Evite alimentos geneticamente modificados. Como observado por Dr. Perlmutter: “Sim, há um perigo claro e presente na noção de modificação genética de alimentos que nós compartilhamos, com as nossas bactérias intestinais. As bactérias intestinais estão esperando um tipo de comida natural que elas foram ensinadas a metabolizar a milhões de anos. De repente, estamos introduzindo alimentos que são geneticamente diferente de tudo o que o microbioma humano já viu. Existe pesquisas que permite que a Food and Drug Administration (FDA) liberar o uso dos ‘alimentos’ geneticamente modificados, e afirma ainda erronemente que os OGM nao afeta nada o microbioma humano”.

Glifosato, que é bastante utilizada em culturas Roundup Ready geneticamente modificados, e muitas culturas não-orgânicos, bem como, também foi encontrado alterar o microbioma humano, assim como os alimentos geneticamente modificados.

6. Alimentos e probióticos. Concentre-se em comer alimentos probióticos, tais como vegetais fermentados, chucrute, kimchi, kefir e kombucha (bebida fermentada). Um amplo espectro de suplementos probióticos também pode ser aconselhável.

7. fibra prebiótica. Consumir muita fibra pré-biótica. Nem todas as fibras são pré-biótica. Alimentos integrais são os melhores. Exemplos incluem as folhas verdes, dente de leão, inhame mexicano ou jicama que pode ser picado cru e colocar em sua salada. Também a Cebola e alho-poró são excelentes opções. Esses tipos de alimentos permitirá que seus intestino floresça corretamente, que é a chave para a saúde e resistência a doenças, e que promove a longevidade.

Saúde ótima e Prevenção de Doenças começa em seu INTESTINO.

Para saber mais, eu recomendo pegar uma cópia do NY Times best-seller do Dr. Perlmutter livro, Brain Maker: O Poder dos micróbios do intestino para curar e proteger o cérebro-for Life. Nele você também vai encontrar muitas referências e bem-respeitados, jornais médicos que você pode usar para fazer escolhas mais capacitadas. Procure seu nutricionista apto em dietas funcionais, sob tratamentos suplementares. O Dr. Júlio Caleiro, vem aplicando tratamentos sob este aspecto desde 2010, com sucesso. Poderá aqui analisar alguns depoimentos – http://www.nutricaobrasil.me/depoimentos

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Referências:


1 Comentário

  1. ELEUTERIOSP disse:

    Excelente matéria

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