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GINSENG combate o estresse, ansiedade, fadiga e melhora o desempenho cognitivo

Foto Bem Estar

Em 06 de novembro de 2014, por Dr. Júlio Caleiro, nutricionista.

Tudo o que você faz depende de uma carga completa de ATP. Moléculas de ATP armazenam energia em suas ligações químicas, semelhante a maneira como uma bateria armazena energia quando ela é carregada. Se voce estiver em movimento, pensando, falando, relaxando, tudo dependerá de uma carga completa de ATP. Com o envelhecimento, há uma queda do ATP. Fazemos ATP em nossas mitocôndrias, onde há a queima do combustível para a energia, mas esse processo diminui cada vez mais com a idade.

Ginseng aumenta a produção de ATP na mitocôndria (Am J Chin Med. 2009;37(6):1139-52; Neuroscience. 2011 Mar 31;178:169-80.). Foi demonstrado que Ginseng ativa várias enzimas do chamado ciclo de ácido tricarboxilico (ou ciclo de krebs), permitindo que as mitocondrias extraiam o máximo de energia (sob aforma de ATP) a partir do seu combustível de glicose na presença de oxigênio (Molecules. 2012;17(11):12746-57.)

Ginseng tem efeito adaptógeno, é um composto que ajuda o corpo a se adaptar a uma grande variedade de tensões extremas (J Ginseng Res. 2013 Apr;37(2):144-66.; J Altern Complement Med. 2012 Nov;18(11):1061-9.).

Ratos tratados com uma dose única de ginseng com o fim de aumentar a energia, aumento o tempo de corrida em uma esteira após 7 dias, em 179% – Exp Clin Endocrinol. 1988 Dec;92(2):129-36. Este estudo mostrou a origem do benefício a uma maior adaptação do sistema hipófise-adrenal, permitindo a produção de quantidades adequadas de hormonios do estresse até que os corpos dos animais tinham se adaptado ao regime de exercícios.

Vários outros estudos já confirmaram que os suplementos de ginseng prolongam o exercício aeróbico e de resistência em animais (J Ginseng Res. 2011 Sep;35(3):331-8. ; Planta Med. 1998 Mar;64(2):130-3. Am J Chin Med. 2000;28(1):97-104.)

Estudos mostram efeitos antidepressivos potentes no uso de gingeng, contribuindo para a melhoria da energia geral (Am J Chin Med. 2000;28(1):97-104.)

Em seres humanos, ginseng fermentado reduz a ansiedade e melhora o sono, o que naturalmente faz para melhorar os níveis de energia – Sleep. 2009 Mar;32(3):413-21. Os mesmos pesquisadores identificaram um efeito anti-ansiedade produzida por melhorias nos níveis do neurotransmissor GABA (calmante), o que sugere que as melhorias do sono podem ter sido relacionadas a reduções na ansiedade, outra causa da fatigue.

De forma semelhante, as tarefas cognitivas estressantes podem produzir cansaço mental (talvez através de produção de ansiedade), e uma única dose de um extrato padronizado de ginseng reduziu significativamente a fadiga mental, melhorando o desempenho cognitivo em tarefas aritméticas mentais em um grupo de voluntários saudáveis – J Psychopharmacol. 2005 Jul;19(4):357-65.

Em outro estudo, uma dose de ginseng durante 8 dias, foi capaz de melhorar os sentimentos de calma em adultos, em comparação com placebo – Hum Psychopharmacol. 2010 Aug;25(6):462-71. Além disso, no mesmo estudo verificaram que os indivíduos suplementados com ginseng também se saíram melhores em tarefas mentais aritméticas.


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