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Vitamina K2 é nutriente essencial para a saúde cerebral, protegendo neurônios e promovendo a produção de mielina.

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Em 06 de janeiro de 2014, por Dr. Júlio Caleiro, nutricionista. Fone (35) 3531-8423.

O cérebro contém uma das mais altas concentrações de vitamina K2 do corpo, depois do pâncreas, gandulas salivares, e esterno (cartilagem que sustenta as costelas). A significativa capacidade da vitamina K2-MK7 (menaquinona) para prevenir os danos dos radicais livres nos neurônios é uma importante razão para o cérebro acumular este nutriente. Estudo científico sugere que tomar vitamina K durante a gravidez pode ajudar a prevenir paralisia cerebral no recém nascido – J Neurosci 2003 Jul 2, 23(13): 5816-26.

Além disso, comprovou-se que a vitamina K2 no cérebro contribui para a produção de mielina. BR J Nutr 1996 Jan, 75(1): 121-27. A mielina é um material isolante que forma uam camada protetora ao redor das células do cérebro e nervos, assim como o revestimento exterior de plástico sobre um fio elétrico. A esclerose múltipla é uma condição em que a mielina no cérebro e medula espinhal ficam danificadas. Isso pode eventualmente afetar todo o corpo, tais como perda de coordenação e controle muscular, dormência, visão turva e muito mais.

Tomar vitamina k2 ajuda a prevenir Esclerose Múltipla? Animais não desenvolvem Esclerose Múltipla, porém, uma pesquisa concentrou se em uma doença semelhante em animais, chamada encefalomielite autoimune experimental. Esta doença é um modelo animal amplamente aceita de esclerose múltipla. Verificaram que a vitamina k2 reduziu significativamente a severidade da esclerose múltipla, quando feita a suplementação antes do aparecimento dos sintomas – J Neuroimmunol 2005 Dec 30, 170 (1-2): 11-20.

Entre as formas da vitamina K, vale a pena informar que a forma predominante no cérebro é a vitamina k2 (e não a k1). O cérebro acumula preferencialmente mais de 6 vezes a quantidade de vitamina k2 do que vitamina k1 – Br J Nutr 1996, 75: 121-27.

Assim, considerando a prevalência de k2 no cérebro, e as condições mentais e neurológicas implicadas em sua deficiência, e a proteção que este nutriente oferece, é preciso procurar atender as necessidades do nosso cérebro para este importante nutriente. Caso contrário, sua deficiência torna-se porta de entrada para inúmeras patologias.

*Este artigo está baseado no livro “Vitamin K2 and the Calcium Paradox” da pesquisadora Dra. Kate Rhéaume-Bleue.

Referências:

  1. J Neurosci 2003 Jul 2, 23(13): 5816-26
  2. BR J Nutr 1996 Jan, 75(1): 121-27
  3. J Neuroimmunol 2005 Dec 30, 170 (1-2): 11-20
  4. Br J Nutr 1996, 75: 121-27.

2 Comentários

  1. Mariuza Souza disse:

    Gostaria de saber se encontra Vit. K2 nos alimentos e quais?

    • Mariuza, as quantidades encontradas em alguns alimentos são muito ínfimas, pequenas. Contém na gema de ovo, fígado, manteiga feita com leite de gado criados naturalmente em pastos, no Natto principalmente (um tipo de fermentação a base de soja que é feita no Japão), e outros alimentos com quantidades menores ainda. Sugiro suplementar. É mais seguro e tem melhores resultados.

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