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EXERCÍCIOS DE LONGA DURAÇÃO E LESÃO CARDÍACA! ALTA INTENSIDADE DE TREINOS E MORTE SÚBITA!

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By. Dr. Ed. Júlio Caleiro

Exercício de resistência extrema: Este tipo de exercício, pode ser prejudicial a sua Coração!
       Você passa várias horas na academia ou no clube fazendo atividade física? Ou você evita o trabalho da atividade por completo, porque você simplesmente não tem tempo? Então o que eu estou prestes a te dizer a você será como música para os seus ouvidos: Quando se trata de exercício, menos é melhor! Sim, vou explicar o por quê!
    Está se tornando cada vez mais claro a partir da recente enxurrada de estudos científicos que uma overdose de exercício pode ter efeitos prejudiciais sobre a saúde. Muito exercício, particularmente longas atividade que exige um cardiorrespiratório excelente, como maratona e triatlo, pode fazer mais mal do que bem particularmente para o coração.
    Enquanto a maioria dos americanos estaria bem servido exercitando-se mais, não há nenhuma necessidade de trabalhar por mais de 45 minutos a uma hora, e se você exercer de forma eficaz os treinos devem ser ainda mais curto. Vou mostrar neste artigo leia.

   Colocando o seu coração a bombear sangue com exercícios regulares,  isso proporciona vários benefícios. Conforme a frequência cardíaca aumenta:

        Seu coração bombeia de forma mais eficiente
        A quantidade de oxigênio em seu sangue aumenta
        Capacidade do seu corpo para desintoxicar melhora
        Seu sistema imunológico é ativado
        Aumento de endorfinas, elevando o seu humor e aumenta a quantidade de mitocôndrias, organela responsável pela formação de energia.
        
        Esta é apenas a ponta do iceberg quando se trata dos benefícios do exercício, mas não há ainda um ponto de corte,  do qual o exercício pode realmente prejudicar o seu corpo! Está enganado agora sim, tem!
    Estudos recentes estão nos dando uma melhor compreensão da fisiologia do exercício, e muitas das nossas noções do passado foram viradas de cabeça para baixo.

Uma overdose de exercício pode sair pela culatra!

    Exercício em excesso ou incorretamente realizado pode se voltar contra a sua saúde, de várias de maneiras. Por exemplo, isso pode ocorrer quando você se exercita muito ou muito intenso.  Seu corpo pode entrar em um estado catabólico, no qual os tecidos quebram para formar energia.   O excesso de cortisol (hormônio do estresse) pode ser liberado, o que não só contribui para o catabolismo, mas também para doenças crônicas.  Você pode desenvolver lesões microscópicas em suas fibras musculares (que pode não curar, se você continuar no excesso de exercício), e risco aumentado de lesões.  Seu sistema imunológico pode ser enfraquecido;  Você pode desenvolver insônia, especialmente se o seu treino é no período da tarde ou à noite. No entanto, o risco mais grave envolve danificar o seu coração, ou pior ainda, de morte súbita cardíaca que será o foco deste artigo.

Você está correndo o risco de morte súbita?

    Você foi, sem dúvida atordoado com a notícia ocasional de um atleta de elite, de repente caiu morto! Estas contas não são tão raros assim como se poderia esperar, e ciência está finalmente mostrando alguma luz sobre a causa. Maratonistas e triatletas têm sido tradicionalmente visto como a imagem perfeita de fitness, a inveja de “hobby” e atletas profissionais iguais. Correr uma maratona é em muitos “Bucket-List”!
    Mas são as exigências físicas deste tipo de treinamento realmente saudável ou mesmo seguro? A última pesquisa sugere que não! O treinamento de alta resistência coloca estresse extraordinário em seu coração. Claro que o músculo geralmente tem que se tornar mais forte, mas em extremo elevado de estresse pode ter o efeito oposto e seu músculo cardíaco não é exceção disso.
    Corrida de longa distância leva a altos níveis de estresse oxidativo, inflamação e danos aos seus tecidos do coração, produzindo respostas fisiológicas agudas que podem desencadear um evento cardíaco.  O risco parece ser maior se você é um homem de meia-idade, devido às diferenças de gênero e mudanças que normalmente acompanham o envelhecimento. Os homens são duas a três vezes mais propensos de sofrer uma parada cardíaca súbita, em questão do exercício. Em 1984 a ‘NEJM’ publicou um estudo e descobriu que você tem sete vezes mais probabilidade de ter um acidente cardíaco durante o exercício do que parado. Então, vamos dar uma olhada para a enxurrada de estudos emergentes ao longo dos últimos anos, e a relação de lesão cardíaca relacionada ao exercício.

Oito estudos científicos que você deve levar em consideração!

    1. De acordo com um estudo apresentado no Congresso Cardiovascular Canadense 2010, em Montreal, o exercício regular reduz o risco cardiovascular por um fator de 2 a 3, mas o exercício vigoroso estendido realizada durante uma maratona por exemplo aumenta o risco cardíaco (7 -sete vezes)!
    2. Em um estudo de 2011 publicado no ‘Journal of Applied Physiology’, os pesquisadores recrutaram um grupo de homens mais velhos e todos os membros do ‘Maratona Clube 100’ (tendo eles completado um mínimo de 100 maratonas). Metade dos homens mostraram o músculo cardíaco cicatrizes como um resultado desta execução. Especificamente também a metade destes homens tinham completado o mais longo circuito resistência. Se correr maratonas fosse benefício ao sistema cardiovascular, este grupo teria os corações mais saudáveis e portanto não foi isso que exames posteriores mostraram!
    3. Um estudo em ratos 2011, publicado na revista ‘Circulation’ foi projetado para imitar a carga de exercício extenuante diário de maratonistas ao longo de 10 anos. Todos os ratos tinham corações normais e saudáveis ​​no início do estudo, mas, no final, a maioria deles tinha desenvolvido “difusas cicatrizes e algumas mudanças estruturais, semelhantes às mudanças observadas nos atletas de endurance em humanos”. E continua não para por aí!
    4. Um estudo de 2012 no ‘European Heart Journal’ descobriu que atletas de resistência a longo prazo sofrem de diminuição da função do ventrículo direito do coração e aumento das enzimas cardíacas (marcadores de lesão cardíaca), após a corrida de resistência, o que pode ativar a formação de plaquetas e coagulação súbita. Doze por cento -12%,  dos atletas tinha cicatrizes detectáveis em seu músculo cardíaco uma semana de após.
    5. Um estudo de 2010 apresentado pelo ‘American College of Cardiology’ mostrou que corredores de endurance têm placas mais calcificadas nas artérias (o que também aumenta o risco de demência e acidente vascular cerebral) do que aqueles que não têm resistência de atletas.
    6. Um estudo alemão 2011 revelou uma incidência muito alta de aterosclerose carotídea e periférica entre maratonistas masculino.
    7. Um estudo de 2006 selecionou 60 participantes não-elite das Maratonas de Boston de 2004 e 2005, utilizando ecocardiografia e marcadores biológicos. Os investigadores encontraram diminuição da função sistólica do ventrículo direito nos corredores, causado por um aumento na inflamação e uma diminuição no fluxo de sangue.
    8. Uma pesquisa feita por ‘Dr. Arthur Siegel’, diretor de Medicina Interna no ‘Hospital McLean da Universidade de Harvard’, também descobriu que a corrida de longa distância leva o atleta a altos níveis de inflamação que pode desencadear eventos cardíacos.

Débito cardíaco elevado pode ‘rasgar’ Seu tecido cardíaco!

    Como você pode ver a partir dos estudos acima, a pesquisa está convergindo em torno dos riscos consideráveis ​​que os exercícios do tipo ‘cárdio’ de alta resistência representam para o seu coração. Quando você se envolver neste tipo de treinamento, o seu coração não tem muito o que fazer já que ele simplesmente responde a sinais bioquímicos de seu corpo a rampa até o débito cardíaco, a fim de manter-se com o seu nível de esforço gerado. Você não pode “sentir a dor” como sinal e é nesse ponto que pode ser uma situação de risco de vida.
    Exercício extremo faz com que seu coração aumente maciçamente o débito cardíaco, o que pode ter de sustentar por várias horas, dependendo da duração e intensidade da sua atividade.
    Seu coração bombeia cerca de cinco litros de sangue por minuto quando você está sentado. Mas quando você está correndo, sobe para 25 e 30, e ele não foi projetado para fazer isso por horas a fio, dia após dia. Ele entra em um estado de “sobrecarga de volume” que se estende as paredes do músculo do coração, literalmente quebram as fibras separadas.

    O problema é que muitos atletas de endurance não permitem que seus corpos parem para se recuperar totalmente entre as sessões. Eles costumam viver em um estado pós-treino perpétuo, que basicamente se assemelha ao stress crônico e oxidativo, danos de repetição ao músculo do coração aumenta a inflamação, o que leva a um aumento da formação de placa, pois a placa é o curativo que o corpo faz ou seja reveste as artérias por substâncias inflamatórias.    Com o tempo, à medida que mais dano é causado, o alargamento do coração (hipertrofia), e formas cicatrizes (fibrose cardíaca) serão disseminadas. Exames de ressonância magnética de maratonistas de longa resistência,  revelam abundante cicatrizes por todo o seu coração. Os cientistas também mediram os níveis de enzimas cardíacas elevadas após o exercício extremo, exatamente após um ataque cardíaco, o que só pode significar uma coisa: este tipo de exercício é prejudicial coração das pessoas!

O treinamento de resistência pode produzir arritmias perigosas, fibrose do miocárdio, hipertrofia e Aterosclerose!

    Embora os pesquisadores ainda não compreendem todos os fatores neste processo, eles têm teorizado que a alta de exercício de resistência leva à fadiga cardíaca, em seguida, uma enxurrada de catecolaminas e adrenalina, que então aciona arritmias (ritmos cardíacos anormais). Uma arritmia comum é a fibrilação atrial, comumente conhecido como “A-fib.” A-fib é epidemia entre os atletas de resistência, o que os configura para  um grande aumento no risco de acidente vascular cerebral. Maratonistas acima de 50 anos de idade têm um aumento de cinco vezes na A-fib.
    Arritmias podem evoluir para uma parada cardíaca completa. De acordo com o Dr. James O’Keefe, o cardiologista pesquisa ex-atletas de elite, 50%  das mortes ocorrem em maratona justamente no final da corrida, provavelmente devido a este estresse acumulado no coração. Dr. O’Keefe resume o fenômeno inteiro bem na sua Mayo Clinic e relata:

        “Dados recentes sugerem que o treinamento crônico, competindo em provas de resistência extremas, como maratonas, ultramaratonas, triatlos distância ironman, e corridas de bicicleta de muito longa distância, pode causar sobrecarga transitória aguda de volume do átrio e ventrículo direito, com reduções temporárias no ventrículo direito de fração de ejeção, elevação de biomarcadores cardíacos, os quais retornam ao normal dentro de 1 semana.  Ao longo de meses a anos de ferimentos repetitivos, este processo em alguns indivíduos pode conduzir a fibrose do miocárdio desigual, particularmente nas aurículas do septo interventricular, e do ventrículo direito, a criação de um substrato para as arritmias atriais e ventriculares. Além disso, o exercício sustentado em excesso de longo prazo, pode estar associado a calcificação da artéria coronária, disfunção diastólica, e enrijecimento da parede de grandes artérias “.

Nossos antepassados ​​não corriam mais de 20 milhas por vez.

    Nossos antepassados ​​na era ‘Paleolítica’ fazia caminhada, com sprints ocasionais, mas não estendia a execução. Corriam o tempo suficiente para escapar das garras de um tigre, mas não houve maratonas acontecendo em todo o cerrado Africano. Um novo estudo dá mais credibilidade para os benefícios da caminhada contra a corrida, achando que o exercício de intensidade moderada (caminhada) produz benefícios iguais de saúde com exercício de intensidade vigorosa (em execução), com reduções de risco semelhantes para hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes e doença arterial coronariana.
    Nos últimos 30 anos, o número de pessoas correndo maratonas aumentou 20 vezes, enquanto a obesidade triplicou. Phidippides foi o primeiro “maratonista”, um mensageiro grego que morreu repentinamente após a execução de mais de 175 milhas em dois dias, 280km. As mudanças que estão sendo observados no tecido cardíaco de corredores de longa distância, especialmente em seus ventrículos direito e ambos os átrios, levaram alguns médicos a chamar a condição de “Phidippides Cardiomiopatia”.

    Eu quero ser perfeitamente claro que não sou completamente contra a execução. Se isso for feito de forma adequada, pode ser uma parte efetiva de seu plano de condicionamento físico geral e pode até mesmo ajudá-lo a viver melhor. Mas você deve mantê-lo moderado, e encontrar a sua própria “zona de segurança” com seu Professor de Educação física, e exames médico, Cardiologista.

    Dr. O’Keefe recomenda a execução não mais de 20 km por semana, distribuídos por três a quatro dias, a uma velocidade de cerca de cinco quilômetros por hora. Se você correr mais longe ou mais rápido do que isso, você pode perder todos os benefícios e os riscos de saúde podem subir para a magnitude baixa, literalmente de acordo com a ciência. A declaração escrita por Hipócrates há 2.500 anos acertou com precisão na cabeça:

      “A quantidade certa de nutrição e exercício físico, não muito pouco, nem exagerado é o caminho mais seguro para a saúde”.

O uso de suplementos são viáveis como: Coenzima Q10 na sua forma ativa, Creatina, amino BCAA, Whey Protein, Vitamina D, cálcio, iodo, manganês,  glutamina, vitaminas com complexo B na sua melhor forma, vitamina C,  magnésio, zinco, fósforo, Ferro. E sem dúvida uma alimentação adequada e balanceada pelo seu(a) Nutricionista Esportivo.

Evitar uso de medicações, para dor e ou inflamação. Não tomar medicação sem orientação do seu médico.
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Referências:

    1 NIH
    2 Bloomberg June 21, 2013
    3 J Appl Physiol June 2011
    4 Circulation 2011
    5 European Heart Journal 2012
    6 American College of Cardiology 59th Annual Scientific Sessions March 2010
    7 Med Sci Sports Exerc July 2011
    8 Circulation 2006
    9 Am J Cardiol October 2001
    10 Today Health December 2012
    11 Intern Emerg Med 2006
    12 American Heart Association AFib
    13 Mark’s Daily Apple July 9, 2013
    14 Mayo Clinic Proceedings 2012
    15 Arterioscler Thromb Vasc Biol May 2013
    16 Clin Cardiol February 2012
    17 University of Queensland Australia School of Medicine July 2012
    18 IMMDA March 2010


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