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Atividade física contra a Ansiedade, Stress, Depressão e outros

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By; Ed. Dr. Júlio Caleiro

    O Exercício é conhecido por criar novos neurônios excitáveis ​​do hipocampo, uma área do cérebro envolvida no pensamento e as emoções.  Mas,isto sugere que o exercício pode induzir a ansiedade em pessoas fisicamente ativas! Ironicamente as pesquisam mostram que o exercício está associado à redução da ansiedade e gerando bem estar e calma.  A razão para estes efeitos do exercício aparentemente incompatíveis, foi recentemente explorado pela ‘Princeton University’.

O Exercício Cria novas células cerebrais Excitáveis e acalma-os quando necessário!

   Os neurônios ‘jovens’ pode ser propenso a fácil excitação, tornando-os bastante eficiente na indução de ansiedade. O exercício físico cria novos neurônios excitáveis ​​em abundância, o que é benéfico a longo prazo mas aumenta as taxas de ansiedade no curto prazo.  No entanto, um novo estudo animal comparando ratos treinados com ratos sedentários descobriram que enquanto “cérebros” dos animais continham muitos e novos neurônios excitáveis ​​”, eles também continham novos neurônios projetados para liberar um neurotransmissor chamado, ácido gama-aminobutírico (GABA).
GABA inibe a descarga neuronal excessiva. Isso ajuda a induzir um estado natural de calma, comumente descritos em medicamentos anti-ansiedade como Ativan ( Lorazepan), Xanax(alprazolan) e Valium ( Diazepan) Rivotril ( Clonazepam), que  exercem um efeito calmante desta mesma maneira, impulsionando a ação do GABA.

   O Exercício parece ir um passo além, tanto que quando os ratos foram posteriormente expostos a uma situação estressante, o estudo descobriu que os ratos que exercitavam, ao contrário dos ratos sedentários respondeu com apenas uma corrida inicial diminuindo a ansiedade seguido de calma. Um dos autores do estudo observou que:
         “… É que o hipocampo dos corredores é muito diferente da dos animais sedentários. Não só há mais neurônios excitatórios e sinapses excitatórias, mas também contém os neurônios inibitórios que são propensos a tornar-se ativado, provavelmente por amortecer os neurônios excitatórios, em resposta ao estresse. Acho que não é um grande exagero sugerir que o hipocampo de pessoas ativas, podem ser menos suscetíveis a certos aspectos indesejáveis ​​de estresse do que os de pessoas sedentárias. “.

Exercício pode ser uma chave de Tratamento Anti-Ansiedade

    Alguns psicólogos coloca o exercício como principal forma de tratamento para transtornos do humor e depressão, ansiedade e outros. A pesquisa mostrou mais uma vez que os pacientes que seguem regimes de exercício regulares tem uma melhoria em seu estado de espírito – melhorias comparáveis ​​às daqueles tratados com medicação.
    Os resultados são realmente impressionantes quando você considera que o exercício é praticamente gratuito, e pode fornecê-lo muitos outros benefícios para a saúde. Os benefícios para o humor ocorre se o exercício é voluntário ou forçado, por isso mesmo se você sentir que você tem que fazer por exemplo, por motivos de saúde, há uma boa chance de você ainda se beneficiar. É o que foi publicado por pesquisadores da ‘Universidade de Colorado Boulder’.

        . “Independentemente de saber se os ratos escolheram executar ou foram forçados a executar a atividade física,  eles foram protegidos contra o stress e a ansiedade.

Que tipo de exercício é melhor para ansiedade?

    Se você luta com a ansiedade,  realmente não pode dar errado com o início de um programa de exercício abrangente – praticamente qualquer atividade física é susceptível de ter efeitos positivos, especialmente se ela é bastante difícil. Dito isso, os pesquisadores da ‘Duke University’ publicaram recentemente uma revisão de mais de 100 estudos que encontraram a ‘yoga’  como particularmente benéfica para saúde mental, o autor  ‘Dr. P. Murali Doraiswamy’, um professor de psiquiatria e medicina na ‘Duke University Medical Center, disse à Time Magazine:
        “A maioria das pessoas já sabe que a ioga produz algum tipo de efeito calmante. As pessoas se sentem melhor depois de fazer algum tipo de exercício físico ou a Ioga. Mentalmente, as pessoas se sentem mais calmos, isso é nítido!

    De acordo com os resultados, a Ioga parece ter um efeito positivo em:

        Depressão leve
        Os problemas do sono
        Esquizofrenia (entre os pacientes em uso de medicação)
        TOC, Pânico.
       
    Alguns dos estudos na revisão sugeriu a ioga pode ter um efeito semelhante aos antidepressivos e psicoterapia, influenciando neurotransmissores e aumentando a serotonina. Investigação separada também descobriu que três meses de sessões regulares de ioga resultou em menos ansiedade e depressão, com escores de ansiedade caindo de uma média de 34 (em uma escala de 20-80) para uma média de 25.

    No entanto, embora estudos recentes suportam o uso de yoga para melhorar distúrbios psiquiátricos comuns, além de fornecimento de muitos outros benefícios para a saúde, tais como a promoção da flexibilidade muscular e central, aliviando a dor nas costas, e muito mais. Eu acho que é importante incorporar uma variedade de exercícios em sua rotina para os resultados de uma boa saúde.
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Referências:
    The Journal of Neuroscience May 1, 2013; 33(18):7770-7
    NYTimes.com July 3, 2013

    1 NYTimes.com July 3, 2013
    2 The Journal of Neuroscience May 1, 2013; 33(18):7770-7
    3 NYTimes.com July 3, 2013
    4 European Journal of Neuroscience 2013 Feb;37(3):469-78
    5 EurekAlert April 25, 2013
    6 Frontiers in Psychiatry January 25, 2013 [Epub ahead of print]
    7 Time Magazine January 28, 2013
    8 Journal of Obesity Volume 2012 (2012)
    9 NYTimes.com July 3, 2013
DR. MERCOLA-


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