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Glucomannan pode promover perda de peso de 1,8 à 3 quilos por mês, sem dieta específica!

(PARA UMA ‘INDICAÇÃO EXPRESSA’, ENVIE SUA MENSAGEM PARA – JULIOCALEIRO@HOTMAIL.COM

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By Dr. Júlio Caleiro, nutricionista. Fone do consultório: (35) 3531-8423

Glucomannan (ou glucomanano) é uma fibra dietética solúvel em água derivada da raiz konjac (Amorphophallus konjac). Essa fibra favorece a produção de maior volume de fezes, tratando, inclusive, constipações intestinais (G E N. 1995 Jan-Mar;49(1):7-14.) Glucomannan geralmente ajuda a produzir uma evacuação dentre de 12 à 24 horas.

Estudos confirmam que uma certa dose de glucomanan misturado com água ou com alimentos pode retardar a absorção de carboidratos na corrente sanguínea e diminuir o pico de insulina em até 50%. (Med Hypotheses. 2002 Jun;58(6):487-90.). Uma pesquisa em que participaram 176 homens e mulheres com sobrepeso,glucomannan foi demonstrado em efetivamente promover a redução do peso corporal (Med Sci Monit. 2004 Dec 22;11(1):PI5-8).

Em outros surpreendentes estudos, ficou demonstrado que pessoas que fizeram uso diário de glucomannan, sem dieta específica, perderam 1,8 à 3,17 quilos por mês (JAMA. 2002 Jan 16;287(3):356-9; Hypertension. 2001 Apr;37(4):1053-9; Med. 2004 May 18;140(10):778-85; Int J Obes. 1984;8(4):289-93.).

E mais estudos confirmam esses resultados. Mais outras novas pesquisas, sugerem que glucomannan promove a saciedade e induz a perda de peso (Int J Obes. 1984;8(4):289-93; Minerva Med. 1992 Mar;83(3):135-9; Clin Ter. 1995 Apr;146(4):269-74; Pediatr Med Chir. 1992 Mar-Apr;14(2):195-8).

Além de promover pesa de peso, o glucomannan foi comprovado em reduzir significativamente o mau colesterol (LDL) e eficaz no controle de diabetes (South Med J. 2001 Aug;94(8):804-9; Am Heart J. 2004 May;147(5):803-7).

Sobre a raiz de konjac, o médico Doutor Mark Hyman, em seu livro ‘Ultrametabolism’ informa que:

“Trata-se de uma superfibra especial, muito viscosa, que absorve gordura, açúcar e água no intestino, reduzindo a carga glicêmica total de qualquer refeição. Descobri que seu uso é uma forma altamente eficaz e segura de promover o emagrecimento e reduzir o açúcar no sangue e o colesterol de muitos pacientes.”(Ultrametabolism: The Simple Plan for Automatic Weight Loss. Mark Hyman. M.D.)

A forma mais eficaz do suplemento à base de glucomanan é a chamada PolyGlycopleX -PGX, que reúne mais dois tipos de fibras (xantana e alginato), potencializando os efeitos – Vuksan V, PhD, associate director, Clinical Nutrition and Risk Factor Modification Centre, St. Michael’s Hospital and faculty of medicine, University of Toronto, Canada.

Agende sua consulta para verificar a possibilidade de inclusão desta poderosa fibra em seu programa alimentar. Não realize a suplementação sem orientação de um médico ou nutricionista. Aplique um programa alimentar adotando os princípios da nutrição funcional!

Referências:
1. Marsicano LJ, Berrizbeitia ML, et al. Use of glucomannan dietary fiber in changes in intestinal habit [in Spanish]. G E N. 1995 Jan-Mar;49(1):7-14.
2. Ford ES, Giles WH, Dietz WH. Prevalence of the metabolic syndrome among US adults: findings from the third National Health and Nutrition Examination Survey. JAMA. 2002 Jan 16;287(3):356-9.
3. Sowers JR, Epstein M, Frohlich ED. Diabetes, hypertension, and cardiovascular disease: an update. Hypertension. 2001 Apr;37(4):1053-9.
4. Stern L, Iqbal N, Seshadri P, et al. The effects of low-carbohydrate versus conventional weight loss diets in severely obese adults: one-year follow-up of a randomized trial. Ann Intern Med. 2004 May 18;140(10):778-85.
5. Walsh DE, Yaghoubian V, Behforooz A. Effect of glucomannan on obese patients: a clinical study. Int J Obes. 1984;8(4):289-93.
6. Vita PM, Restelli A, Caspani P, Klinger R. Chronic use of glucomannan in the dietary treatment of severe obesity. Minerva Med. 1992 Mar;83(3):135-9.
7. Cairella M, Marchini G. Evaluation of the action of glucomannan on metabolic parameters and on the sensation of satiation in overweight and obese patients. Clin Ter. 1995 Apr;146(4):269-74.
8. Livieri C, Novazi F, Lorini R. The use of highly purified glucomannan-based fibers in childhood obesity. Pediatr Med Chir. 1992 Mar-Apr;14(2):195-8.
9. Bell DS. Importance of postprandial glucose control. South Med J. 2001 Aug;94(8):804-9.
10. Ceriello A. Impaired glucose tolerance and cardiovascular disease: the possible role of post-prandial hyperglycemia. Am Heart J. 2004 May;147(5):803-7.
11. Lebovitz HE. Effect of the postprandial state on nontraditional risk factors. Am J Cardiol. 2001 Sep 20;88(6A):20H-5H
12. Marlett JA, McBurney MI, Slavin JL. Position of the American Dietetic Association: health implications of dietary fiber. J Am Diet Assoc. 2002 Jul;102(7):993-1000.
13. Jenkins DJ, Kendall CW, Vuksan V, et al. Soluble fiber intake at a dose approved by the US Food and Drug Administration for a claim of health benefits: serum lipid risk factors for cardiovascular disease assessed in a randomized controlled crossover trial. Am J Clin Nutr. 2002 May;75(5):834-9.
14. Vuksan V, Sievenpiper JL, Owen R, et al. Beneficial effects of viscous dietary fiber from Konjac-mannan in subjects with the insulin resistance syndrome: results of a con- trolled metabolic trial. Diabetes Care. 2000 Jan;23(1):9-14.
15. Vuksan V, Jenkins DJ, Spadafora P, et al. Konjac-mannan (glucomannan) improves glycemia and other associated risk factors for coronary heart disease in type 2 diabetes. A randomized controlled metabolic trial. Diabetes Care. 1999 Jun;22(6):913-9.
16. Kim E, Vuksan V, et al. The relationship between viscosity of dietary fibers and their hypoglycemic effects. Kor J Nutr. 1996;29:615-21.
17. Gonzalez Canga A, Fernandez Martinez N, Sahagun AM, et al. Glucomannan: properties and therapeutic application. Nutr Hosp. 2004 Jan-Feb;19(1):45-50.
18. http://www.lef.org/magazine/mag2005/apr2005_report_stroke_02.htm
19. http://www.lef.org/magazine/mag2005/may2005_report_pressure_02.htm
20. http://www.lef.org/magazine/mag2004/images/sep2004_cover_fiber_06.gif


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