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Dieta pode estar relacionada à sonolência diurna em adultos

nasco

Dr. Júlio Caleiro, nutricionista. F: (35) 3558-1919.

Na Revista online da Pharmacia Essentia, do dia 26/04/2013, foi publicada a seguinte interessante matéria:

Um novo estudo sugere que o seu nível de sonolência ou estado de alerta durante o dia pode estar relacionado com o tipo de alimento que você come. Acontece isso com você?

A pesquisa envolveu 31 pessoas saudáveis com idade ente 18 e 65 anos, não obesas, sem episódios de apneia do sono. Elas passaram 4 noites consecutivas em um quarto-laboratório, específico para análises do sono. No último dia, o objetivo era avaliar a sonolência com um teste chamado “Teste de Latência Múltipla do Sono” (TLMS). Os participantes receberam 5 refeições por dia (1).

Segundo os autores, estudos anteriores haviam concluído que o tipo de alimentação aumenta a sonolência diurna. Um deles publicado recentemente pelo Journal Appetite avaliou, além do consumo de gorduras, também o consumo de proteínas e carboidratos, e nutrientes como o licopeno, luteína, selênio, vitamina C e a teobromina (componente do cacau). Segundo a pesquisa, estes antioxidantes [licopeno, luteína, selênio, vitamina C e Teotromina] quando ingeridos em maior quantidade proporciona melhor qualidade do sono, o que se associa também à prevenção de doenças (2).

“A sonolência diurna excessiva e fadiga são muito prevalentes no mundo moderno e está em ascensão”, conclui o autor. “Parece que uma dieta rica em gordura diminui agudamente o estado de alerta, e isso pode ter um impacto sobre a capacidade do indivíduo em seu trabalho, mesmo nas atividades do dia a dia, como dirigir, por exemplo.”

Ademais, em um estudo comprovou-se que quanto menos vitamina D nos níveis das pessoas, maior era a ocorrência de sonolência diurna (J Clin Sleep Med2012;8(6):693-697.)

Assim, o tipo de alimentação ou dieta aplicada pode lhe trazer sonolência diurna, e trazendo sérios prejuízos ao organismo. Aplique uma dieta funcional que além de gerar o emagrecimento saudável, promoverá um fortalecimento de sua saúde.

Referências:
1. American Academy of Sleep Medicine (2013, May 7). Diet linked to daytime sleepiness and alertness in healthy adults. ScienceDaily.
2. Grandnera, M.A., Jacksona, N., Gerstnera, J.R., Knutsond, K.L. Dietary nutrients associated with short and long sleep duration. Data from a nationally representative sample. Appetite. Volume 64, 1 May 2013, Pages 71–80.
3. McCarty DE; Reddy A; Keigley Q; Kim PY; Marino AA. Vitamin D, race, and excessive daytime sleepiness. J Clin Sleep Med2012;8(6):693-697.


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