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Transtornos de Ansiedade: como promover a redução de seus sintomas?

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By Dr. Júlio Caleiro, nutricionista. Agende sua consulta! F: 35-3531-8423.

Segundo o médico Doutor Dráuzio Varella, os sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada são: “os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Além dos já citados (inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular) existem outras queixas que podem estar associadas ao transtorno da ansiedade generalizada: palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, alteração nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito, dores musculares.

Antes de qualquer suplementação, é preciso um ajuste no estilo de vida. Mudanças no estilo de vida ajudam enfrentar a ansiedade. Apenas como exemplo, citarei alguns dados importantes sobre mudança no estilo de vida. Um estudo comprovou que a prática de ioga trouxe melhoras no humor (Streeter 2010). Tai Chi e ioga têm sido comprovados em reduzir a ansiedade depois de cada sessão de 20 minutos (Field 2010). Em mais outro estudo, comprovou-se que dois meses de aulas de ioga reduziram os sintomas de estresse em mulheres com transtorno de ansiedade (Javnbakht 2009).

Um estudo sobre terapias alternativas indicou que as pessoas que praticam ioga com regularidade emagrecem mais do que as pessoas que não realizam esta atividade (Altern. Ther. Med. 2005; 11(4):28-33). Esse estudo prova o importante papel que o controle do estresse pode desempenhar, inclusive, na perda de peso e na saúde em geral, pelo simples ajuste no estilo de vida, com aplicação de hábitos saudáveis.

A alimentação é um fator muito importante para o controle da ansiedade. Em um estudo envolvendo mais de 10.000 pessoas, constatou-se uma redução nos transtornos de humor após fazerem uso da chamada ‘dieta mediterrânica” (Sanchez-Villegas 2009).

E quanto a suplementação, o que pode ser utilizado com segurança?

Um dos principais minerais que pode auxiliar significativamente no Transtorno de Ansiedade Generalizada é o MAGNÉSIO (Curr Med Res Opin. 2004 Jan;20(1):63-71).

A deficiência de magnésio tem sido associada a distúrbios de ansiedade em vários estudos clínicos. Na verdade, quando os pesquisadores querem estudar transtorno de ansiedade, eles utilizam ratos com deficiência de magnésio, com a simples finalidade de induzir a ansiedade (Future Neurol. 2011 July 1; 6(4): 531–571). A falta de magnésio nos ratos induzem a ansiedade.

Vários testes em humanos tem apoiado a ligação entre a deficiência de magnésio e ansiedade. Quando feita a suplementação durante um mês (em combinação com uma ‘multivitaminico’, zinco e cálcio), o magnésio diminuiu dramaticamente sintomas de desconforto e ansiedade em comparação com um placebo (Carroll, 2000). Além disso, a suplementação com magnésio e vitamina B6 reduziram efetivamente a ansiedade relacionada à tensão pré-menstrual (De Souza, 2000). Em um estudo controlado por placebo, a suplementação dietética com magnésio reduziu os sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG (Hanus 2004).

Uma pesquisa inovadora recentemente ampliou os conhecimentos quanto à suplementação de magnésio, utilizando uma nova forma, o TREONATO DE MAGNÉSIO, que pode superar um obstáculo de longo período na suplementação de magnésio, que é atravessar a barreira hemato-encefálica.

Altos níveis de magnésio no cérebro tem sido associados com uma forma de otimizar a função cognitiva. No entanto, os suplementos convencionais de magnésio não são eficazes em elevar os seus níveis, porque eles não penetram na barreira hemato-encefálica. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts tem provado que treonato magnésio eleva efetivamente os níveis de magnésio no interior do sistema nervoso central. Os cientistas também descobriram que treonato magnésio melhora a função cognitiva de forma significativa, e de maneira superior a outras formas de magnésio em animais de laboratório (Slutsky 2010).

Além do magnésio, o fitoterápico VALERIANA (Valeriana officiaonalis), na forma de extrato, tem sido utilizado com muita eficácia na redução de ansiedade. Em estudos clínicos recentes, tem sido demonstrado que uma certa dose diária de extratos de raiz de valeriana é tão eficaz como o medicamento Diazepam na redução da ansiedade (Andreatini 2002; Muller 2006; Bhattacharyya 2007; Kennedy, 2006).

O extrato de valeriana utilizado junto com Melissa officinalis (outra erva que combate a ansiedade) suprimiu de forma significativa a ansiedade em seres humanos (Kennedy 2006; Ibarra 2010).

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Referências científicas:

1. Streeter CC, Whitfield TH, Owen L, Rein T, Karri SK, Yakhkind A, Perlmutter R, Prescot A, Renshaw PF, Ciraulo DA, Jensen JE. Effects of yoga versus walking on mood, anxiety, and brain GABA levels: a randomized controlled MRS study. J Altern Complement Med. 2010 Nov;16(11):1145-52
2. Streeter CC, Whitfield TH, Owen L, Rein T, Karri SK, Yakhkind A, Perlmutter R, Prescot A, Renshaw PF, Ciraulo DA, Jensen JE. Effects of yoga versus walking on mood, anxiety, and brain GABA levels: a randomized controlled MRS study. J Altern Complement Med. 2010 Nov;16(11):1145-52.
3. Javnbakht M, Hejazi Kenari R, Ghasemi M. Effects of yoga on depression and anxiety of women. Complement Ther Clin Pract. 2009 May;15(2):102-4.
4. Arch Gen Psychiatry. 2009 Oct;66(10):1090-8
5. Carroll D, Ring C, Suter M, Willemsen G. The effects of an oral multivitamin combination with calcium, magnesium, and zinc on psychological well-being in healthy young male volunteers: a double-blind placebo-controlled trial. Psychopharmacology (Berl). 2000 Jun;150(2):220-5.
6. De Souza MC, Walker AF, Robinson PA, Bolland K. A synergistic effect of a daily supplement for 1 month of 200 mg magnesium plus 50 mg vitamin B6 for the relief of anxiety-related premenstrual symptoms: a randomized, double-blind, crossover study. J Womens Health Gend Based Med. 2000 Mar;9(2):131-9.
7. Hanus M, Lafon J, Mathieu M. Double-blind, randomised, placebo-controlled study to evaluate the efficacy and safety of a fixed combination containing two plant extracts (Crataegus oxyacantha and Eschscholtzia californica) and magnesium in mild-to-moderate anxiety disorders. Curr Med Res Opin. 2004 Jan;20(1):63-71.
8. Slutsky I et al. Enhancement of learning and memory by elevating brain magnesium. Neuron. 2010 Jan 28;65(2):165-77.
9. lifeextension.com
10. http://drauziovarella.com.br/letras/t/tag-transtorno-da-ansiedade-generalizada/
11. Andreatini R, Sartori VA, Seabra ML, Leite JR: sEffect of valepotriates (valerian extract) in generalized anxiety disorder: a randomized placebo- controlled pilot study. Phytother Res, 2002; 16(7): 650–54
12. Muller SF, Klement S: A combination of valerian and lemon balm is effective in the treatment of restlessness and dyssomnia in children. Phytomedicine, 2006; 13(6): 383–87
13. Kennedy DO, Little W, Haskell CF, Scholey AB: Anxiolytic effects of a combination of Melissa officinalis and Valeriana offi cinalis during laboratory induced stress. Phytother Res, 2006; 20(2): 96–102
14. Bhattacharyya D, Jana U, Debnath PK, Sur TK: Initial exploratory observational pharmacology of Valeriana wallichii on stress management: a clinical report. Nepal Med Coll J, 2007; 9(1): 36–39
15. Altern. Ther. Med. 2005; 11(4):28-33
16. The clinical implications of mouse models of enhanced anxiety – Future Neurol. 2011 July 1; 6(4): 531–57 (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3166843/)


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