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FIBRAS PARA EMAGRECER COM SAÚDE!

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By Dr. Júlio Caleiro, nutricionista. Agende sua consulta! Fone do consultório 35-3558-1919.

Estudos mostram que as dietas com baixo teor de carboidratos proporcionam uma perda de peso maior do que aquelas com pouca gordura, enquanto outras pesquisas relatam exatamente o contrário. Como isso é possível? As fibras, que antes eram consideradas alimentos desprovidos de valor, são o elo que faltava.

As fibras são substâncias muito importantes com capacidade de auxiliar no emagrecimento, na diminuição dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, na queda do risco de câncer, doenças cardíacas e diabetes e na redução da inflamação.

As fibras agem como uma esponja que se liga à gordura e ao açúcar presentes no trato digestivo. Em razão disso, elas não somente fazem a absorção de ambos nutrientes [açúcar e gordura] se tornarem mais lentos como também impendem em parte. Em função do organismo precisar trabalhar mais para sua digestão, as fibras fazem com que esse procedimento seja mais demorado. Uma dieta rica em fibras reduz a carga glicêmica de qualquer refeição diminuindo a taxa na qual o açúcar consumido é digerido, além de acelerar o metabolismo.

Um estudo conduzido pelo Dr. David Ludwig mostrou que as pessoas que comem uma quantidade maior de fibras emagrecem mais e reduzem seus níveis de insulina e colesterol e o fator de coagulação – todos esses elementos associados a doenças cardíacas.

Doutor Luis Romariz, médico que exerce a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005, e tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University, ensina que:

“A fibra alimentar deve fazer parte de uma alimentação saudável. Para manter o peso ideal devemos ingerir diariamente cerca de50 gramasde fibra. Embora seja uma forma de H.C. [hidratos de carbono – carboidratos] é tão complexa que se torna impossível de digerir. Há duas formas de fibra alimentar:
• Solúvel, característica da polpa dos frutos e da aveia.
• Insolúvel, típica da casca da fruta ou cereais, ajuda aos movimentos intestinais e a limpar toxinas
A maioria dos alimentos contém uma mistura de fibra solúvel e insolúvel. A fibra age nos nossos intestinos como uma “esponja” que absorve os resíduos tóxicos ajudando a uma melhor digestão, não deixando entrar facilmente no sangue os HC que nos fazem engordar. Concomitantemente, a fibra estabiliza a leptina e a insulina. Ouitra medida adicional para emagrecer consiste na ingestão de proteína, nomeadamente o Whey (proteína de soro de leite). A proteína estimula o metabolismo do fígado (cerca de 30% de perda da energia ingerida) e optimiza a glicemia (açúcar no sangue).”

Agende sua consulta para adicionar em sua dieta os melhores alimentos ricos em fibras em sua dieta!

Referências:

1. Ultrametabolism: The Simple Plan for Automatic Weight Loss. Mark Hyman. M.D.
2. http://anti-envelhecimento.blogs.sapo.pt publicação de 13/04/2013.
3. Annu Rev Nutr. 2003;23:171-201. Epub 2003 Feb 27.
4. Nat Med. 2008;14:194–198.
5. Acta Hortic. 2009 Aug 31;841:103-112.
6. Chandalia M, Garg A, et al. Beneficial effects of high dietary fiber intake in patients with type 2 diabetes mellitus. N Engl J Med. 2000 May 11;342(19):1392-8.
7. J Photochem Photobiol B. 2006 Dec 1;85(3):205-15.
8. Dietary fiber, weight gain, and cardiovascular disease risk factors in young adults. JAMA. 27 de outubro de 1999, 282(16): 1539-1546.


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