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Uma refeição com GORDURAS pode proteger seu coração, emagrecer e muito mais!

Dr. Júlio Caleiro  –   35-3558-1919 MG- BRASIL

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By Ed; Dr. Júlio Caleiro

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           Uma refeição gordurosa pode proteger seu coração emagrecer e muito mais!

    Se você está procurando um lanche nutritivo, rápido as nozes é uma ótima opção (cruas, orgânicas) são uma opção quase perfeita! Com gorduras saudáveis, fibras, esteróis de plantas e muitas vitaminas e minerais, e de fato, um estudo epidemiológico recente revelou que as nozes oferecem muitos benefícios para a sua saúde, reduzindo o risco de doença crônica grave.

Melhora a saúde do coração , evita e regride o Diabetes, diminui risco da síndrome metabólica!

    Não houve muitos estudos epidemiológicos realizados para avaliar o efeito do consumo de nozes sobre os riscos de saúde, mas um estudo recente envolvendo mais de 13.000 pessoas, publicado no Journal of American College of Nutrition, relata:

    Aqueles que comeram nozes ganharam inúmeros benefícios em comparação aos que não comeram, os benefícios são:

        Índice de massa corporal  e circunferência da cintura mais adequados
        Baixa pressão arterial sistólica
        Menor peso total em gorduras
        Menos probabilidade de ter dois fatores de risco para a síndrome metabólica: pressão arterial alta e níveis baixos de HDL (bom colesterol) (para os consumidores de nozes).
        Menos probabilidade de ter quatro fatores de risco para síndrome metabólica: obesidade abdominal, hipertensão arterial, glicemia de jejum elevada e uma menor prevalência de síndrome metabólica para os consumidores de nozes.

    Os pesquisadores concluíram:

        “O consumo de nozes também foi associado com uma menor prevalência de fatores de risco selecionados para doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, e [síndrome metabólica] “.

    Outra pesquisa ainda provou que as nozes, como amêndoas, conferem benefícios cardíacos. Um outro estudo publicado na revista ‘Circulation’ descobriu que pessoas com nível anormalmente elevado de lipídios, como o’colesterol OXIDADO’ no sangue, foram capaz de reduzir significativamente seus fatores de risco para doença cardíaca coronária por refeições de amêndoas. É provável que o impacto das nozes na saúde cardíaca é de várias formas como por exemplo também a ingestão de (avelãs, nozes, castanha do Pará, amêndoas, castanha de caju e amendoim) pois contêm o aminoácido L-arginina , que oferece benefícios vasculares múltiplos para pessoas com doenças cardíacas, ou aqueles que têm maior risco de doença cardíaca devido aos múltiplos fatores de risco. A L-arginina é um nutriente essencial para a promoção do fluxo sanguíneo e eficiente para função cardiovascular total. A L-arginina é considerada um dos animoácidos “semi-essencial” , muitas vezes nosso corpo não pode produzi-lo em quantidades suficientes, de modo que devemos obter as quantidades adequadas pela dieta ou suplementaão.

Comer nozes diariamente engorda?

    É um dos maiores mitos nutricionais de todos os tempos é afirmar que comer um alimento rico em gordura saudável,  poderia gerar obesidade ou aumento de peso . Se você está preocupado o peso adequado, uma pequena quantidade de nozes como amêndoas é a melhor escolha ao invés de um lanche rico em carboidratos complexos de baixa caloria. Em um estudo comparando aqueles que comeram uma dieta de baixa caloria, que incluiu tanto amêndoas ou carboidratos complexos, o grupo que ingeriu amêndoas apresentaram porcentagens bem mais significativas em comparação relacionando-as.

        Redução de 62%  maior de peso total em comparação a carboidratos complexos.
        Redução de 50%  maior na circunferência da cintura  a carboidratos complexos.
        Redução de 56% maior teor em gordura corporal  a carboidratos complexos.

    Um estudo publicado na revista ‘Obesity’ também descobriram que comer nozes duas ou mais vezes por semana, foi associado com um risco reduzido de ganho de peso.

Quais castanhas são as mais saudáveis?

 Uma exceção é o amendoim, que são tecnicamente da família das leguminosas, além de ser muito rico em pesticidas a maioria da safra de amendoins também são contaminados com aflatoxinas, uma química cancerígena. Meus favoritos são nozes pencans, nozes, amêndoas e avelãs. De um modo geral, cada tipo vai oferecer uma mistura ligeiramente diferente de nutrientes para a saúde como por exemplo:

        Amêndoas: Um dos aspectos saudáveis: as amêndoas são ricas em antioxidantes incluindo fenóis, flavonóides e ácidos fenólicos, que são tipicamente associados com legumes e frutas.
        Nozes: Nozes são boas fontes  gorduras omega-3, fitosteróis naturais e antioxidantes que são tão poderosa na captura de radicais livres segundo pesquisadoes. Além disso, as nozes podem ajudar a reduzir não só o risco de câncer de próstata , mas o câncer de mama também.
        Pecans: Pecans contém mais de 19 vitaminas e minerais, e as pesquisas mostraram que pode ajudar a diminuir o colesterol LDL e promover artérias saudáveis.
        Castanha do pará, ou castanha do Brasil são uma excelente fonte de selênio orgânico, um mineral antioxidante poderoso que pode ajudar a prevenir vários tipos de câncer.

Finalmente as Nozes também contêm gorduras poliinsaturadas, já o pistache e castanha de caju contêm quantidades um pouco maiores de carboidratos do que as nozes e amêndoas, é importante ter em mente se você está seguindo uma dieta low-carb, e especialmente se você têm altos níveis de insulina, pressão arterial alta, excesso de peso, colesterol alto ou diabetes, deve comer diariamente.
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Referências:

        i Circulação. 2002 10 de setembro; 106 (11) :1327-32.
        ii Int J Obes Relat Metab Disord. 2003 Nov; 27 (11) :1365-72.
        iii Obesidade (2007) 15, 107-116, doi: 10.1038/oby.2007.507
        iv J. Agric. Food Chem., 2006, 54 (14), pp 5027-5033
        v polifenóis antioxidantes de Nozes, Phytochemisty , Agosto de 2003: 63 (7); 795-801, Toshiyuki Fukuda, et al.
        vi O Instituto Cornucopia, o projeto de amêndoa Authentic
Dr. J. Mercola-


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