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SERÁ QUE VOCÊ SABE TOMAR CAFÉ? E SEU CAFÉ É DE BOA QUALIDADE? O QUE DIZER DA CAFÉINA?

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Ed.By Dr. Júlio Caleiro

Evidências sobre o consumo do café!

    Durante anos, os médicos vem alertando sobre os efeitos negativos para a saúde o consumo diário de café. Você pode ter ouvido que o café vai aumentar a pressão arterial, levar a doenças cardíacas, dar-lhe uma úlcera ou tornar-lhe um diabético. Mas os estudos continuam a mostrar as dúvidas sobre esta “sabedoria popular”?

    Certamente, como qualquer alimento o café não deve ser usado em excesso. Estudo após estudos, falharam em demonstrar que o consumo moderado de café aumenta o risco de doença cardiovascular ou qualquer outra doença grave. Na verdade é que tomar café com moderação segundo vários trabalhos, demonstraram efeitos terapêuticos diversos. Como resultado de uma lista bastante impressionante de benefícios terapêuticos, acaba que mudando a opinião de vários Nutricionistas e médicos.
    Um dos últimos estudos publicado em abril de 2012 no ‘American Journal of Clinical Nutrition’, confirmando estudos anteriores de que o café pode realmente reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
   Apesar de avisos tradicionais que o café deveria ser evitado, continua sendo consumido em grandes quantidades em todo o mundo.    Embora seja indiscutível que o café tenha benefícios terapêuticos, se você está tomando seu café com açúcar e outros adoçantes e aromas, você realmente está perdendo os benefícios terapêuticos e potencialmente prejudicando a sua saúde.

-O Café pode ser realmente bom para você?

    Meu entendimento das virtudes do café foi bastante reforçada pela entrevista de ‘Ori Hofmekler’ , autor de “The Warrior Diet and Unlocking the Muscle Gene”, que pesquisou extensamente o café. Ori, explicou como o café quando consumido de maneira correta, pode ser utilizado de forma eficaz como parte de um plano de saúde e fitness.

    Embora o café orgânico como um alimento e com poderes terapêuticos, a cafeína isolada podem ser bastante tóxica, usada para fins de potencializar a energia em praticantes de atividade física. A mistura natural de polifenóis antioxidantes (incluindo os ácidos clorogênicos), flavonóides, vitaminas e minerais nos grãos de café, trabalham todos juntos para ajudar a neutralizar os efeitos mais severos da cafeína inclusive no que se refere a absorção via receptores de vitamina D. Literalmente, existem milhares de diferentes compostos químicos naturais em sua bebida, e a ciência sugere agora a sinergia entre eles em ofercer uma bebida agradável e nutricionalmente terapeutica.

    Com todos esses compostos, você pode se perguntar se há alguma que tem efeitos sobre a saúde do ponto de vista patológico. Sim, há! Mas como eu mencionei anteriormente, seria preocupante se ingerido isoladamente como é o caso da cafeína, ao contrário se consumido como parte de todo o alimento.

Por que a Cafeína é prejudicial?

    A cafeína é uma das drogas mais usadas no mundo e pode ser útil ou prejudicial, dependendo de como ela é usada! A cafeína proporciona uma “elevação do humor”, bloqueando a ação normal de adenosina. A adenosina normalmente desacelera a atividade do seu cérebro e induz a sonolência. Algumas pessoas são sensíveis a cafeína e não toleram bem, ou tem problemas de sono se eles tomam cafeína a noite.

    Níveis de cafeína variam dependendo do tipo do café. Ao contrário da crença popular, os torrados ​​mais escuros geralmente contêm menos cafeína do que de menor torração, devido ao calor prolongado para quebrar mais as moléculas de cafeína. Espécies de café também diferem amplamente em suas concentrações naturais de cafeína. Adicionalmente, o café por infusão feito em casa tem mais cafeína do que o café expresso, porque o tempo de infusão é muito mais longo. E, em geral, quanto mais fina a moagem, maior a cafeína no café. Assim, você pode querer variar alguns desses fatores se você experimentar uma reação, como mudar o consumo de café por infusão, do que o café expresso, ou mudar inclusive as marcas.

    Se você tem um problema com a diminuição da função da supra-renal, use o café com cuidado, pois ele pode ser prejudicial às glândulas supra-renais produtoras de hormônios e de regulação do ciclo circadiano. O café também tem um efeito diurético, por isso, se você tiver problemas com desequilíbrio eletrolítico, você deve evitar!

    Se você tiver quaisquer reações negativas ao café, a cafeína não é sempre o culpado que isso fique claro. Pode exitir sensibilidade a alguns dos açúcares queimados ou óleos produzidos durante a torrefação dos grãos, em vez da cafeína. As pessoas experimentam sintomas como dores de estômago, palpitações cardíacas e outros sintomas autonômicos, e estes sintomas são geralmente interpretados como sensibilidade à cafeína quando realmente é uma intolerância alimentar. Há também a possibilidade de outros contaminantes desencadeantes de alergia.

    Mas, como um todo, se você é saudável o café é muito bem tolerado e os efeitos positivos parecem superar os negativos para a maioria das pessoas. Mas ainda recomendo mulheres grávidas evitar o café bem como a cafeína isolada.

A lista está crescendo de benefícios para saúde a cada dia com o consumo do café!

       A seguir, um resumo de algumas das pesquisas mais recentes que suporta os benefícios do café à saúde.

1    Diabetes tipo 2 –    Um estudo japonês em 2010 revelou que o consumo de café exerceu um efeito protetor contra o diabetes tipo 2;
2-   Confirmado em 2012 – um estudo alemão, publicado no American Journal of Clinical Nutrition; Os pesquisadores descobriram que o café duplica a assimilação de glicose, o que irá reduzir significativamente os níveis de glicose no sangue.
3-    Doença de Parkinson – O café pode reduzir significativamente o risco de doença de Parkinson
4   – Na verdade, o café é tão preventivo contra Parkinson que as companhias farmacêuticas estão projetando drogas experimentais que simulam benefícios do café para o cérebro
5-    Doença de Alzheimer  – Um estudo em 2011  revelou que um ingrediente misterioso ainda não identificado no café interage com a cafeína para ajudar a proteger contra a doença de Alzheimer
6-     Câncer de próstata – Um estudo 2011 Quase 50.000 homens que beberam seis xícaras de café por dia tinham um risco 60% menos chance de desenvolver  o câncer de próstata letal, e os que bebiam  três xícaras por dia tinham um risco 30% menor
7-    O câncer do fígado  – Um estudo japonês descobriram que aqueles que tomavam café diariamente, tinha cerca da metade do risco de carcinoma hepatocelular (HCC), um tipo de câncer de fígado, que as pessoas que nunca beberam café. A ingestão de café também está associado com fibrose hepática menos grave , baixos níveis de gordura no fígado, e menores taxas de hepatite-C
8  –  O câncer do rim – O consumo de café pode estar associada com um risco reduzido de câncer de rim.
9  –  Câncer Colorretal  -um estudo de 2007  considerou o consumo de café regular pode reduzir o risco de câncer de cólon entre as mulheres.
10-  Problemas cardíacos – Um estudo mostrou que o consumo de café moderado reduz suas chances de serem hospitalizadas por problemas de ritmo cardíaco
12-  Função Pulmonar – Um estudo de 2010 revelou um efeito benéfico do café sobre a função pulmonar de não-fumantes
13-  Um estudo 2011- descobriram que as mulheres que bebiam mais do que uma xícara de café por dia tinham um risco cerca de 25% menor de acidente vascular cerebral do que as mulheres que bebiam menos.
14-  Em 2009  estudos mostram 15 mulheres que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia reduziram o seu risco de derrame em 20%.
 15- Microbiota gastrointestinal – Um estudo em 2009 mostrou que o café incrementou o aumento da atividade metabólica e / ou número de Bifidobacterium, que são bactérias benéficas do intestino.

    Há muitos estudos com resultados mais positivos existem outros milhares. Nem todo estudo mostra o café em ser benéfico, mas a maioria é bastante positivo o que sugere que o café tem sido injustamente caluniado por algumas instituições e pessoas. Há fortes evidências de que o café pode ajudar a estabilizar o nível de glicose no sangue e pode até mesmo ajudar a reduzir o açúcar em excesso. A cafeína se liga aos seus receptores opióides, que basicamente modula o excesso de açucar no sangue.

    Existem pesquisas que mostram também que o café aciona um mecanismo no cérebro que libera um fator de crescimento, chamado Fator cerebral neurotrófico (BDNF). BDNF ativa as células-tronco do cérebro para converter em novos neurônios, que também se expressa nos músculos. Ele faz isso através do apoio neuromotor, que é o elemento mais crítico em seu músculo. Sem o sistema neuromotor o músculo é como um motor sem a ignição! A Degradação neuromotor é parte do processo relacionada com a idade subjacentes a atrofia muscular. Essencialmente, a cafeína do café inteiro natural não isolado, pode ajudar a manter o seu cérebro e tecido muscular jovem.

Quanto de café deve-se beber para obter o máximo de benefícios?

    De acordo com uma extensa pesquisa Ori Hofmekler, o café aumenta o metabolismo em até 20%. Até mesmo tomar de estômago vazio para melhor assimilação e potencializar a força e energia . O café pode realmente ser muito benéfico se consumido antes do exercício. Ori afirma:

        “O café antes do treino permite energia rápida para iniciar o treino. Para as pessoas que treinam de manhã, tomar café antes do treino é uma grande vantagem!”

    No entanto, o café é uma potente substância, e devem ser usados ​​com moderação, sem açúcar. Ori recomenda ter apenas uma xícara de café orgânico ou uma xícara de café expresso da manhã ou antes do treino 80 a 100mls, só isso ao dia! Se você se exercita de manhã, tomar seu café antes do treino, e não depois como já falado. Consumir café após o treino interfere com o mecanismo do seu corpo de fortalecimento muscular. Mais de uma dose seu corpo pode suportar, mas que seja o café orgânico fresco, porque não atinge o seu sistema da maneira que cafeína sintética faz.

Café torrado escuro ou chamado de EXTRA FORTE.
   
    O Café torrado Escuro são mais elevados em neuroproteção do que o verde (não torrado) usado inclusive em farmácias que é Extrato de Café Verde. Um novo estudo de Pesquisa em Nutrição e Gastronomia Molecular, descobriu que o café torrado escuro na forma de alimento após processo de infusão restaura níveis sanguíneos de vitamina E e antioxidantes glutationa. O Café Torrado Extra Forte escuro, também conduziu a uma redução significativa do peso corporal em pré-obesos voluntários. Outros estudos mostraram que o café torrado escuro produz mais de um produto químico chamado N-metilpiridínio, o que ajuda a evitar que o estômago produza ácido em excesso.

Qualidade do Café é chave para adquirir seus benefícios:

    Quando se trata de alcançar todos os benefícios terapêuticos do café, só o café de qualidade irá fazer!

 Aqui estão cinco principais considerações:

        Escolha grãos Orgânico : grãos de café são uma das culturas mais fortemente pulverizadas com pesticidas no mundo. Então, você deve selecionar apenas grãos que tenham certificados orgânicos. Lembre-se, você vai destruir quaisquer efeitos positivos se você consumir café que foi usado pesticidas ou outros produtos químicos. Sempre que possível, comprar os”cultivado à sombra” Há muitos que dizem que o café cultivado na sombra é mais gostoso também.
        Grãos inteiro: Você vai querer comprar o café em grãos de cheiros e sabores frescos, não viciado, se o seu café não tem um aroma agradável, é provável que esteja rançoso e observe os grãos e certifique que estejam inteiros.
        Beba café Isolado: Se você está interessado nos benefícios de saúde, beber o seu café preto, sem açúcar ou creme ou aromas,se adicionar açúcar ou outros ingredientes você certamente vai arruinar qualquer dos benefícios citado acima como por exemplo pela ação de seus níveis de insulina. Verifique se a água que você está usando é pura sem cloro com um pH acima de 7,0, águas ácidas com grandes quantidades de cloro em grandes cidades irá reduzir ou anular os efeitos postivos do café, além do cloro gerar uma outra série de reações químicas maléficas mesmo sob filtração em residencial, os filtros não barram certos produtos químicos de reação clorogênica.
        Filtros de café: Se você usar a infusão caseira ou máquina de café, certifique-se de usar filtros não-branqueado de papel. Os filtros brancos são brilhantes, por cloro-branqueado, e algum deste se separam do papel e cloro do filtro sai durante o processo de infusão. Filtros brancos de papel também são notoriamente cheio de subprodutos de desinfecção perigosos, como dioxinas.
        Canecas: Tenha cuidado com o recipiente que você usa. Evite copos de plástico como o BPA e também evitar copos de isopor que as moléculas de poliestireno podem ser liberaradas no café. As melhores opções são vidro e canecas de cerâmica.

Use filtros caseiros de pano limpo ou outra alternativa que encontrar para melhor qualidade do seu café.

Dr. Mercola.com


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