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EMAGRECIMENTO E ALIMENTAÇÃO

EMAGREÇAM AGORA! ALGUMAS DICAS EXPRESSAS E ORIENTAÇÕES BÁSICAS.

       Basicamente todas as “dietas” para  emagrecimento se resumem em restrições calórica. Alguns estudos randomizados demonstram que dietas das mais variadas formas, não é superior do que pela simples restrição calórica. Se você é uma pessoa que exagera nos carboidratos por exemplo, ou faz refeições exclusivas de carboidratos diariamente em momentos do dia, ficará complicado de você perder peso realmente! Tenham em mente que o emagrecimento tem sua força na QUANTIDADE, e não na qualidade. A quantidade é que determinará se realmente seu organismo está dispondo dos estoques armazenado de gordura como forma de obtenção de energia,  ou estocando gordura transformada proveniente do excesso de carboidratos e da própria ingestão de gorduras!

        A relação e o impacto sobre nosso metabolismo é grande quando diminuimos as calorias durante o nosso dia a dia, e incrementamos tudo isso com atividade física. Os nutrientes  tais como; carboidratos, lipideos e proteínas devem está presente no cardápio, pois é por eles que você emagreçe e é por eles que você também engordará se exagerar. Procure ler embalagens dos alimentos industrializados, particione sua alimentação durante o dia, evite realmente doces, pães com margarina e café, frituras, bebida alcoolica, biscoito de polvilho, sorvete, bolo de festa, salgadinhos, hambuguer e outros.  Todas vez que superamos a quantidade de carboidratos no dia a dia e não temos o hábito de queimar este excesso em atividade física, a tendência é o armazenamento em forma de gordura. Este armazenamento, pode se dá na região abdominal, nas costas, nas pernas e glúteo, e de forma generalizada.

      Não é só o carboidrato que pode se transformar em gordura! Realmente a proteína animal, também se deflagra em quadros de armazenamento lipídico. Ou seja: Se exagerarmos nas proteínas, seja carne, ovos, leite e derivados e até mesmo WHEYPROTEIN ISOLADA com baixo teor glicídico (açucar), Caseína, Albumina dentre outros meios,  o nosso metabolismo então num “passo fisiológico” transformará a proteína em excesso em açucar  e posteiormente em gordura. Por isso vemos muitas pessoas sem resultados em dietas de emagrecimento. Nota-se inicialmente uma perda gradual no início com uma curva ascendente, e posteriormente se estabilizam e não adquirem uma forma tênue, bonita, definida do corpo, devido a grande oferta de proteínas. Sem contar que, toda proteína in natura, como carne branca, vermelha, leite integral e  iogurte já vem acompanhado de gordura na sua composição. A  ingestão quantificada, bem como o armazenamento da gordura é algo que deve ser mensurado em consulta, em dieta por Nutricionista Esportivo, para que seja elaborado um cardápio adequado em calorias, quantidades e qualidades dos alimentos diário. O emagrecimento deve ser realizado conforme o IMC,  a quantidade de massa muscular que a pessoa vem a apresentar antes e durante a perda de peso. Perder peso não é sinônimo de emagrecimento! Pode-se perder massa muscular e não gordura! Emagrecimento se refere realmente a perda da gordura armazenada enfatizando ao máximo o mantimento da massa muscular, e isso depende muito mais da dieta especializada do que qualquer outra técnica.

      Portanto procure sempre um profissional da Nutrição e se possível especialista em Esportiva para que Ele(a) possa realmente colocar um cardápio com suplementação, bem como adequar as preferências alimentares, realizar alguns pedidos de exames clínicos, etc… 

Alerta! Dieta realizada sem nutricionista, pode ser perigoso para sua saúde!

 Júlio Caleiro


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